quinta-feira, 21 de abril de 2011

Brasília 51. Uma boa ideia?

Foto: Mara Melo

Vinte e um de abril, aniversário de Brasília. Há 51 anos a capital do país trocava as areias cariocas pela aridez do cerrado. Até hoje persiste a polêmica: será que foi um bom negócio?

De um lado, reclamam que foi um projeto faraônico de JK, a dívida externa cresceu, o Rio de Janeiro foi abandonado etc. De outro, que a mudança trouxe desenvolvimento para o interior, que o centro do poder merecia mesmo um lugar especial, e a construção da cidade foi uma epopeia digna das grandes civilizações.

Acho que os dois lados têm suas razões. Seja como for, Brasília agora é uma jovem senhora; virou metrópole, com todos os problemas e vantagens que isso traz. O mais bacana por aqui é morar, de fato, num caldeirão cultural, conviver com gente de todos os cantos do país. Uma mistura democrática de sotaques, costumes e ritmos. Isso não se acha em qualquer cidade. Esse é o lado bom. Os políticos? O preço a pagar.


3 comentários:

  1. Linda a foto da Mara. Ótimo texto e tb acho que os dois lados têm suas razões. Péssimos políticos, infelizmente, estão em todos os lugares, independentemente da localizaçao da capital.
    Vivi quase oito anos aí em Bsb e gosto muito da cidade. Neste dia 21, tb postei uma foto de Bsb no www.galeriawirz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Valeu Lê. Brasília sente falta de suas poesias. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Foi uma ótima idéia a construção de Brasília, eu como brasiliense filha de retirantes nordestinos e verdadeiros candangos, que chegaram aqui no meio do nada, somente o cerrado e a terra vermelha, atrás de um sonho, mudar e melhorar a vida. Avó trazia uma máquina de costura e seus setes filhos, filhos adultos e crianças. E a nova capital proporcionou a realização do sonho da família Brandão. Só tenho agradecer a essa cidade. Às vezes fico triste, porque diante dessa grande mistura, Ela parece não ter donos, vive um abandono.

    ResponderExcluir